Título: Práticas Corporais Alternativas: A Inclusão na grade curricular da Educação Física

Autor: Prof. Me. Mônica Delgado

Publicado em: ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2005, Campo Grande- MS. XVII ENAREL, 2005

Palavras Chave: Práticas Corporais; Educação Física; Lazer; Atividades de Aventura

Resumo: O presente artigo foi construído a partir da experiência de ministrar a disciplina Esportes e Práticas Corporais Alternativas no curso de Educação Física. O crescente aumento do oferecimento e da procura de práticas corporais “alternativas” como opção de lazer– as atividades físicas de aventura na natureza, as práticas orientais e as atividades de lazer não tradicionais- além das atividades mais comumente já realizadas e distribuídas nos conteúdos culturais, nos trazem algumas questões: quais são os fatores que estão proporcionando o crescimento dessas práticas corporais, quem são os profissionais que proporcionam essas práticas e onde os mesmos conseguem capacitação e qualificação para tal? Uma das possíveis soluções para essas questões é a inclusão das práticas corporais alternativas nas grades curriculares das faculdades de Educação Física e nas disciplinas da Educação Física Escolar, em forma teórica e prática, proporcionado aos alunos, além da educação para o lazer, subsídios para a capacitação e atuação, no caso dos professores de Educação Física, e da realização dessas atividades como opção de lazer, com qualidade e segurança.

Link para o Artigo: PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

Contato do Autor: monikatsdelgado@hotmail.com

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