Título: O Estudo do Meio como Metodologia de Ensino

Autor: Prof. Me. André M. Benatti de Andrade

Publicado em: Revista Licere, Belo Horizonte, v.16, n.4, dez/2013

Palavras Chave: Atividades de Lazer, Aprendizagem, Metodologia

Resumo: Este trabalho busca fazer aproximações entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lúdico, com o intuito de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada à vivência da aula não formal. Nosso objetivo é colaborar com o entendimento do EM com base nas características do lúdico. O trabalho foi desenvolvido pela combinação das pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio têm se apresentado como alternativa cada vez mais frequente. O estudo envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, animadores socioculturais e gestores de agências por meio de questionário com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lúdico. Entre outros itens, concluímos que existe, em alguns pontos, um distanciamento entre discurso e ação e que o lazer não é bem incorporado ao EM, mesmo tendo, a partir de seu conceito, uma aproximação interessante com a educação.

Link para o artigo: 009 – O Estudo do Meio como Metodologia de Ensino

Contato do Autor: andre@licere.com.br