Título: JOGOS DE IMPROVISO COMO ESTRATÉGIA PARA O BEM ESTAR NA EDUCAÇÃO

Autor: SILVA, T. A. C.; PINES JUNIOR, A. R.; SCHWARTZ, G. M.; GONCALVES, K. G. F.; LEÃO JUNIOR, C. M.

Publicado em: Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online), v. 16, p. 1-17, 2013

Palavras Chave: Improvisação, Criatividade, Educação

Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a maneira como as crianças se envolvem com a proposta de vivências de jogos de improviso, utilizados como estratégia criativa na educação para o bem estar no âmbito do lazer. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica e de campo e utilizou a técnica de observação como instrumento para a coleta de dados. Fez parte do estudo uma amostra intencional composta por 81 crianças com idade média de 7 anos e 10 meses matriculadas no Ensino Fundamental I do Green Book School, São Paulo, Brasil. As atividades foram desenvolvidas durante 6 aulas práticas, sendo dois encontros semanais de 50 minutos, em que as crianças atuaram como jogadores-atores em diversas propostas de improvisações temáticas e com objetos. As informações advindas da observação foram anotadas em diário de campo e foram posteriormente analisadas por categorias, envolvendo os níveis pessoal, coletivo e artístico de envolvimento e ação. Os resultados indicam que as crianças demonstraram grande alegria, bem-estar, motivação e prazer nas atividades de improvisação propostas, apresentando bom rendimento nos três níveis de observação durante as vivências. Os jogos de improviso apresentaram-se como uma estratégia educacional interessante no caminho de construção e reconstrução de ações, por intermédio da criatividade, transpondo elementos do óbvio e do comum, que são catalisadores de novos processos psicológicos, sociológicos e artísticos.

Link para o artigo: 014 – Jogos de Improviso – Prof. Tiago Aquino Paçoca

Contato do Autor: pacoca@professorpacoca.com.br