Título: Educação Ambiental e as Atividades físicas de aventura na natureza como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental

Autor: Rodrigo Alves Porto Leite e Cassio Hartmann

Publicado em: Livro de Memórias do IV Congresso Científico Norte-nordeste – CONAFF

Palavras Chave: Educação Ambiental; Atividades Físicas de Aventura na Natureza; Educação Física Escolar

Resumo: Novas propostas de ensino da Educação Física escolar estão sendo elaboradas com o objetivo de complementar a forma tradicional de ensino dessa disciplina, que enfatiza os modelos esportivista e recreacionista. Novas discussões sobre a prática de atividades físicas fora dos ambientes formais e correlacionadas com a Educação ambiental estão sendo abordadas visando o desenvolvimento integral do indivíduo. Nesse contexto, as Atividades Físicas de Aventura na Natureza aplicam-se de maneira adequada, podendo ainda ser correlacionadas com outras disciplinas da matriz curricular do ensino fundamental. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi propor a Educação Ambiental e as Atividades Físicas de Aventura na Natureza como conteúdo da Educação Física Escolar no ensino fundamental. A coleta dos dados foi realizada utilizando-se um questionário fechado aplicado pelos pesquisadores a 134 alunos do ensino fundamental de diferentes escolas da rede pública de Maceió, Alagoas. Os dados obtidos foram distribuídos em porcentagem e apresentados sob a forma de tabelas. Sobre as disciplinas preferidas por estes alunos, foi verificado que para os estudantes do sexo masculino, as disciplinas mais citadas foram Matemática, Educação Física e Português. Para o sexo feminino, a Matemática não foi escolhida como a matéria preferida em nenhuma das turmas e sim Ciências, Educação Física e Português. Estas alunas também afirmaram que prefeririam realizar atividade de ciclismo e de escalada em montanha. Para os estudantes do sexo masculino, além do ciclismo, eles também gostariam de praticar caminhada e o rappel. No questionamento sobre qual a contribuição que a prática de Atividades Físicas de Aventura na Natureza poderia melhorar no desenvolvimento escolar, a maioria dos alunos do sexo masculino referiu que estas práticas melhorariam a concentração nas aulas. Para as alunas do sexo feminino a concentração nas aulas, a dedicação aos estudos e a velocidade de raciocínio seriam beneficiadas pela prática das Atividades Físicas de Aventura na Natureza. Com base nos resultados do estudo, a implementação das Atividades Físicas de Aventura na Natureza como complemento do conteúdo da Educação Física Escolar no ensino fundamental seria bastante favorável ao desenvolvimento escolar destes alunos.

Link para o artigo: 006 – Educação Ambiental e as Atividades físicas de aventura na natureza como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental

Contato do Autor: rodrigoalvesporto@hotmail.com

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