Hoje nossa dica de leitura vai para as famílias que tem crianças na fase do desfralde, ou então, para os educadores que estão com crianças nesse período também.

Sabemos que o desfralde é mais uma das diversas fases em que as crianças vivenciam mudanças e desenvolvem novas habilidades.

E para todas essas fases, precisamos nos munir de muito conhecimento, paciência e compreensão.

Juntamente de tudo isso, os livros são sempre ótimos aliados para a criança compreender essas mudanças. E por isso, reunimos nesse post 8 dicas de livros infantis para auxiliar no momento de desfralde.

o que é que se faz com um penico

1. Título: O que é que se faz com um penico?

Autor:  Marianne Borgardt

Editora: Salamandra

Descrição: Com este livro, o desfraldamento pode ser vivido de forma estimulante e natural. Brincando com imagens e colocando em movimento figuras do livro, a criança vai se divertir enquanto se familiariza com o penico e descobre as vantagens de usá-lo.

o pirata pedro e seu penico

2. Título: O pirata Pedro e o seu penico

Autor:  Andrea Pennington

Editora: Salamandra

Descrição: Até os piratas usam o penico! Acompanhe o Pirata Pedro enquanto ele aprende a usar o penico. Aperte o botão de som para comemorar cada vez que ele acertar! Um livro perfeito para ajudar os meninos na arriscada aventura de se livrar das fraldas.

a princesa polly e seu penico

3. Título: A princesa Polly e o seu penico

Autor:  Andrea Pennington

Editora: Salamandra

Descrição: Até as princesas usam o penico! Acompanhe a princesa Polly enquanto ela aprende a usar o penico. Aperto o botão sonoro para comemorar cada vez que ela acertar! Um livro perfeito para ajudar as meninas na arriscada aventura de se livrar das fraldas.

o xixi da lulu

4. Título: O xixi da Lulu

Autor:  Camilla Reid

Editora: Companhia das Letrinhas

Descrição: A Lulu está tirando a fralda. Ganhou um penico, que ela usa por toda a casa, e já está experimentando até a privada. Acidentes acontecem, mas no geral ela está indo muito bem!

Abrindo a fralda da Lulu, puxando o papel higiênico e olhando embaixo da tampa da privada as crianças vão viver o adeus às fraldas com muito mais diversão.

o patinho usa o penico

5. Título: O patinho usa o penico

Autor:  Michael Dahl

Editora: Ciranda Cultural

Descrição: O patinho precisava usar o peniquinho. Descubra nesse livro como ele conseguiu deixar de usar fraldas e se tornar um patinho crescido!

coco no trono

6. Título: Cocô no trono

Autor:  Benoit Charlat

Editora: Companhia das Letrinhas

Descrição: “Cocô No Trono” é um livro divertidíssimo para qualquer um, mas muito útil para quem se vê às voltas com tantas mudas de roupa suja por dia. Na história, um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono — e que fazem cada um sua ‘espécie’ de cocô. E, ao final, ele também apresenta sua performance, aprendendo a usar a privada sozinho.

cade o meu penico

7. Título: Cadê o meu penico?

Autor:  Me Kelly

Editora: Companhia das Letrinhas

Descrição: A Hortênsia estava louca de vontade de fazer ‘uma tal coisa’, mas não encontrava o seu penico por nada. Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Quando eles descobrem que aquele pote servia para fazer xixi e cocô, adoram a novidade e formam logo uma fila – não vão mais ter de sujar o terreiro. Resta saber se a pobre garota vai encontrar o seu penico a tempo.

o que tem dentro da sua fralda

8. Título: O que tem dentro da sua fralda?

Autor: Guido Genechten

Editora: Brinque Book

Descrição: Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico. Diversão garantida para crianças e adultos.

Esperamos que sejam úteis por aí!
Compartilhem conosco sobre as suas experiências e mais dicas para a fase do desfralde.

Com carinho,

Raíssa M. B. de Andrade

Coordenadora Pedagógico – Grupo Licere

 

Clube