Nome da Atividade: Caos

Objetivo: sugiro essa atividade para crianças de 8 a 12 anos, podendo ser usada com outras idades fazendo algumas adaptações.

Descrição: um jogo que usa um grande tabuleiro numérico (1 a 40). Cada número (1 a 40) tem uma ficha que deve ser escondida pelo espaço com uma palavra, ou seja, o número e a palavra em cada papel.

Explicação da atividade: a criança ou equipe joga o dado e verifica o número no tabuleiro que ele deve procurar escondido pelo espaço. No sinal do animador, os grupos saem a procura do número do tabuleiro e quando encontrarem decoram a palavra/frase. Retornam ao animador que está com uma folha numerada e dizem a palavra/frase. O animador confere se está exata a palavra /frase e lança um desafio que está escrito numa “folha de respostas” do animador. Comprido o desafio, as crianças recebem o Ok do animador para jogar o dado ir atrás do próximo número.

Possibilidades de utilização: pode ser usado com palavras segmentadas, exemplo, verbos ou termos de alguma disciplina da escola, ou com animais (para crianças de 4 a 7 anos). O espaço é importante, porém, a adaptação é bem interessante também. Pode ser feito dentro de uma sala pequena, sendo os papeis recortados menores e bem escondidos, ou num grande espaço com papeis maiores e mais visíveis.

Adaptações: a divisão pode ser em grupos pequenos ou grandes, dependendo das suas possibilidades.

Observações: é necessário um dado grande, de preferência, um tabuleiro feito pata o caos, 40 fichas com palavras e ou frases e 1 folha com 40 desafios simples para ficar com o animador.

Enviada por: André (Scooby)

Clube

Recentes

Newsletter

Nome

Cidade

Email

Facebook