A Copa está aí, e dentre muitas coisas, na maioria delas, inevitáveis, estão por aí também os Álbuns de Figurinha da Copa.

Que tal, ao invés de proibir o uso dentro de sala, ou então, somente privar  seu uso durante o intervalo, utilizar desse valioso e rico meio, o Álbum para trazer as crianças um espírito investigativo e curioso?

Fica a dica para algumas alternativas para o uso do Álbum de figurinhas da Copa. Com certeza, não são as únicas possibilidades, porém, espero que esse post instigue-os e traga ótimas experiências.

Compartilhe conosco suas esperiências!

Dicas:

MATEMÁTICA

1. Familiarização com os algarismos e com o aspecto marcador e indicativo dos número;

2. Ampliar suas referências de sequência numérica para números maiores;

3. Perceber a constância na escrita dos algarismos;

4. Ter contato com a tabela numérica e a partir dela levantar hipóteses sobre sua construção.

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1. Reconhecimento de letras e nomes a partir das letras e nomes conhecidos pelas crianças;

2. Perceber a escrita do nome dos seus jogadores favoritos;

3. Atentar-se ao uso de letras, não tão usadas no Português, como o W, Y;

4. Ampliar o vocabulário;

5. Narrar fatos em sequência temporal e causal de situações vividas em relação ao futebol.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

1. Estimular a curiosidade pelo conhecimento da cultura de outros países;

2. Estabelecer semelhanças e diferenças entre os países;

3. Trabalhar o respeito ás diferenças e regras de convivência;

4. Conhecer a história da Copa do Mundo;

5. Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo (Álbuns e Tabelas realizadas em sala);

6. Incentivar a confecção de alguma outra Coleção, seja ela de figurinhas, tampinhas, elementos da natureza, etc e explorar o benefício do hábito de colecionar.;

7. Incentivar a socialização entre as crianças.

 

ARTES

1. Aprimorar o conhecimento das figuras geométricas a partir das bandeiras doa países;

2. Trabalhar com as cores das bandeiras e dos uniformes;

3. Produção de novas bandeira;

4. Perceber objetos, paisagens e o universo musical que fazem parte das diferentes culturas dos países;

5. Confeccionar bola de jornal, bola de meia para posteriormente serem utilizadas em Movimento.

 

MOVIMENTO

1. Conhecer a História do Futebol;

2. Investigar outros tipos de Campeonatos que acontecem no Mundo;

3. Realizar propostas em que explorem o manuseio da bola com os pés esteja em destaque, utilizando, dentre os materiais, os confeccionados em Artes;

4. Conhecer o papel de cada jogador em sua equipe;

5. Vivenciar e refletir sobre a importância do trabalho em equipe, jogadores, técnico, equipe de apoio, etc.

 

Dica de: Prof. Raíssa M. B. de Andrade / raissa@licere.com.br / GRUPO LICERE

 

Clube